terça-feira, 29 de junho de 2010

Passado, presente... e que futuro?


Se parasse de medo no caminho

Também parava a vela do moinho

Que mói depois o pão de toda a gente.

Miguel Torga


Vidago…

Tudo exige tempo… Pensar um investimento, implementar um projecto, fortalecer laços, estabelecer pontes, promover autonomias, incentivar diálogos, respeitar individualidades… Tudo exige tempo!

Por isto, num tempo de contenção e reformulação de projectos, há que ter uma visão global. Devemos questionar-nos sobre o que pretendemos para o interior?

A lógica actual aponta-nos o seu despovoamento e, quiçá, o seu fim.

Nesta perspectiva, e numa visão geral que aponta para um aumento do dinamismo de Vidago, pelos investimentos feitos e projectados, o papel deste Agrupamento de Escolas tende a ser valorizado, cada vez mais.

A Escola assume-se como um meio privilegiado de abertura de horizontes e de certificação de saberes adquiridos no dia-a-dia das pessoas que, sem outras grandes oportunidades, vêem na Educação, ainda, uma saída!

É imperioso manter essa visão e sustentar esta oportunidade em benefício das pessoas, dado que os investimentos que se estão a fazer aqui não aconselham o desinvestimento por parte do Estado em infra-estruturas basilares – neste caso, da Escola.

O meu papel como Director é alertar para uma visão de futuro, alimentado pelo presente.



Sem comentários:

Enviar um comentário