QUEM SOMOS? DE ONDE VIEMOS? PARA ONDE VAMOS?
O Ensino Secundário na vila de Vidago começou no ano lectivo de 1964/1965, como colégio de iniciativa privada.
Nestas instalações, e de acordo com testemunhos orais, não havia Biblioteca Escolar. Por baixo das salas “da escola” funcionava o quartel dos bombeiros voluntários.
A Biblioteca Escolar funcionava numa sala, com uma janela e umas mesinhas redondas, “mesas de braseira”, ao lado da sala dos professores. O fundo documental cingia-se a uns dicionários e enciclopédias, encontrando-se fechados.
Dado as instalações da escola serem provisórias desde 1976, havia necessidade de construir uma nova escola, desta vez com carácter definitivo. Depois de muitas diligências, as obras arrancaram em meados de 1999, tendo sido oficialmente inaugurada em 1 de Junho de 2001.
Neste novo edifício, a Biblioteca Escolar conta com um espaço próprio, em forma de L.
Noutra ala, temos as zonas de Recepção, de Leitura Impressa, de Leitura Informal e a zona destinada ao 1º ciclo e pré-escolar, esta última resultado de uma intervenção de Requalificação RBE 2010. O fundo documental encontra-se em regime de livre acesso.
Conta, no ano lectivo 2010/2011, com um Professor Bibliotecário, uma Assistente Operacional especializada em biblioteconomia, uma equipa de apoio e uma Assistente Operacional voluntária, que assegura diariamente os intervalos da hora de almoço e outros serviços.
A BE serve os utilizadores das seguintes escolas/localidades/comunidades: Adães, Anelhe, Arcossó, Dorna, Fernandinho, Loivos, Matosinhos, Oura, Pereira de Selão, Pereiro de Agrações, Selhariz, Valverde, Vidago, Vila Verde de Oura, Vilarino das Paranheiras e Vilas Boas.
Fonte: