PROPOSTAS EM CURSO

A Biblioteca Escolar promove alguns projetos, entre eles:

Ilustração de obra de autor (obra e ilustração originais)







Ler em voz alta

Os meninos do primeiro ciclo visitam a Biblioteca Escolar e leem em voz alta um texto da sua escolha e, posteriormente, procedem a uma dramatização.
Exploram, oralmente, a história lida e executam, em muitos casos, o reconto plástico.
Neste caso, são os meninos da turma do 2º B com a história "Bébé koala"

O narrador...







Os autores principais...








Uma das cenas...



 


Conversa na cozinha
Narrador: - Certo dia, a D.ª Inês foi ao supermercado. Entre produtos de higiene pessoal e detergentes, comprou uma grande variedade de alimentos.
Chegou a casa e, quando se dispunha a arrumar as compras, tocou a campainha da porta e ela teve de ir atender. Os alimentos, amontoados na banca da cozinha, esperavam que a D.ª Inês os viesse arrumar. Como ela tardava, começaram à conversa.
Iogurte: - Que calor! Quem me dera que D.ª Inês me guardasse no frigorífico! Ainda me vou estragar!... E logo eu, que sou tão saboroso e faço tão bem aos ossos das pessoas!  Ai que se vai perder o meu cálcio!
Manteiga: - E eu?! Estou aflitinha! Toda a derreter… É que eu sou uma gordura. Não posso estar para aqui largada, de qualquer jeito.
Alface: - E  nós?! (virando-se para a couve) – Não tarda ficamos murchas. Assim não servimos para nada.
Couve: - Que rica sopa podiam fazer comigo, cheia de vitaminas e minerais! Se continuarmos assim, ainda vamos parar à pia do porco…
Carne: - Olha, olha! E perdia-se uma grande coisa… O desperdício era bem maior, se fosse eu. Não te esqueças que são as minhas proteínas que ajudam a crescer. Sou eu que construo os músculos.
Couve: - Pois! Dizes bem, mas sem as minhas fibras e vitaminas, as pessoas ficam doentes.
Peixes: - E sem mim, que tenho muito fósforo, as pessoas não conseguem pensar…
Pão: - Eu vou todos os dias à escola, na lancheira dos meninos. Só agora fiquei a saber que o  peixe os ajuda a pensar.
Batata: (virando-se para o pão) – Nós também somos alimentos importantes. Ajudamos as crianças a ter energia, para estudar, correr e saltar…
Laranja: - Ah, pois! É por isso que eles ficam cheios de sede e bebem o meu suminho fresquinho, cheio de vitamina C. Mais natural não há!
Água: - Deixem-se de coisas. Para matar atou cá eu. Sem mim ninguém vive!
Maçã: - Vaidosa, é o que tu és!
Rebuçado: - Calem-se lá seus importes. De quem eles gostam mesmo é de mim!...
Queijo: - É por isso que eles ficam com os dentes cheios de cáries! Eu bem os quero tornar mais fortes e tu, estragá-los…
Narrador: Entretanto, a D.ª Inês regressava à cozinha, para terminar a tarefa que deixara incompleta. Pareceu-lhe ter ouvido uma conversa na cozinha, enquanto atendia a vizinha, à porta. Mas devia ser imaginação sua. Não estava lá ninguém! O melhor era despachar-se. Em breve chegariam os filhos da escola e certamente fariam um ataque ao frigorífico. É que eles chegavam sempre esfomeados!
 Texto coletivo para teatro de fantoches do 4º Ano, Turma D, da Escola de EB1 de Vidago

História do Dia, de António Torrado

Em Estudo Acompanhado, a turma do 6A veio ouvir a história do dia e produziu vários trabalhos que estiveram em exposição na Biblioteca, entre eles:



As crianças do Jardim de Infância de Arcossó ilustraram a história que ouviram... também sabem ler!


A turma do 4º ano da EB1de Vidago veio visitar a sua Biblioteca Escolar e, ouvindo a história "Lágrimas de crocodilo", fez as seguintes ilustrações:
 

 As turmas do 5A e B, em Estudo Acompanhado, visitaram a Biblioteca e ouviram a história "As árvores querem mandar", procedendo, depois, a uma leitura / interpretação do texto, bem como ao seu reconto oral. Realizaram trabalhos de ilustração orientados pelo par pedagógico e com seguimento em sala de aula.
Esta atividade decorre no âmbito do PNL / 2º ciclo e será continuada mensalmente pelas respetivas turmas.

Literacia da Informação

A Biblioteca promove a aquisição de competências em literacia da informação, digital e tecnológica, também, ao pré-escolar da IPSS local.








As crianças manifestam o seu apreço...











As crianças do pré-escolar de Vidago também...



Sem comentários:

Enviar um comentário