Ilustração de obra de autor (obra e ilustração originais)
Ler em voz alta
Os meninos do primeiro ciclo visitam a Biblioteca Escolar e leem em voz alta um texto da sua escolha e, posteriormente, procedem a uma dramatização.
Exploram, oralmente, a história lida e executam, em muitos casos, o reconto plástico.
Neste caso, são os meninos da turma do 2º B com a história "Bébé koala"
O narrador...
Os autores principais...
Uma das cenas...
Conversa na cozinha
Narrador: - Certo dia, a D.ª Inês foi ao
supermercado. Entre produtos de higiene pessoal e detergentes, comprou uma
grande variedade de alimentos.
Chegou a casa e, quando
se dispunha a arrumar as compras, tocou a campainha da porta e ela teve de ir
atender. Os alimentos, amontoados na banca da cozinha, esperavam que a D.ª Inês
os viesse arrumar. Como ela tardava, começaram à conversa.
Iogurte: - Que calor! Quem me dera que D.ª Inês me guardasse no frigorífico! Ainda me vou estragar!... E logo eu, que sou tão saboroso e faço tão bem aos ossos das pessoas! Ai que se vai perder o meu cálcio!
Iogurte: - Que calor! Quem me dera que D.ª Inês me guardasse no frigorífico! Ainda me vou estragar!... E logo eu, que sou tão saboroso e faço tão bem aos ossos das pessoas! Ai que se vai perder o meu cálcio!
Manteiga: - E eu?! Estou aflitinha! Toda a
derreter… É que eu sou uma gordura. Não posso estar para aqui largada, de
qualquer jeito.
Alface: - E
nós?! (virando-se para a couve) – Não tarda ficamos murchas. Assim não
servimos para nada.
Couve: - Que rica sopa podiam fazer comigo,
cheia de vitaminas e minerais! Se continuarmos assim, ainda vamos parar à pia
do porco…
Carne: - Olha, olha! E perdia-se uma grande
coisa… O desperdício era bem maior, se fosse eu. Não te esqueças que são as
minhas proteínas que ajudam a crescer. Sou eu que construo os músculos.
Couve: - Pois! Dizes bem, mas sem as minhas
fibras e vitaminas, as pessoas ficam doentes.
Peixes: - E sem mim, que tenho muito
fósforo, as pessoas não conseguem pensar…
Pão: - Eu vou todos os dias à escola, na
lancheira dos meninos. Só agora fiquei a saber que o peixe os ajuda a pensar.
Batata: (virando-se para o pão) – Nós também
somos alimentos importantes. Ajudamos as crianças a ter energia, para estudar,
correr e saltar…
Laranja: - Ah, pois! É por isso que eles
ficam cheios de sede e bebem o meu suminho fresquinho, cheio de vitamina C.
Mais natural não há!
Água: - Deixem-se de coisas. Para matar
atou cá eu. Sem mim ninguém vive!
Rebuçado: - Calem-se lá seus importes. De quem
eles gostam mesmo é de mim!...
Queijo: - É por isso que eles ficam com os
dentes cheios de cáries! Eu bem os quero tornar mais fortes e tu, estragá-los…
Narrador: Entretanto, a D.ª Inês regressava à
cozinha, para terminar a tarefa que deixara incompleta. Pareceu-lhe ter ouvido
uma conversa na cozinha, enquanto atendia a vizinha, à porta. Mas devia ser
imaginação sua. Não estava lá ninguém! O melhor era despachar-se. Em breve
chegariam os filhos da escola e certamente fariam um ataque ao frigorífico. É
que eles chegavam sempre esfomeados!
História do Dia, de António Torrado
Em Estudo Acompanhado, a turma do 6A veio ouvir a história do dia e produziu vários trabalhos que estiveram em exposição na Biblioteca, entre eles:
A turma do 4º ano da EB1de Vidago veio visitar a sua Biblioteca Escolar e, ouvindo a história "Lágrimas de crocodilo", fez as seguintes ilustrações:
As turmas do 5A e B, em Estudo Acompanhado, visitaram a Biblioteca e ouviram a história "As árvores querem mandar", procedendo, depois, a uma leitura / interpretação do texto, bem como ao seu reconto oral. Realizaram trabalhos de ilustração orientados pelo par pedagógico e com seguimento em sala de aula.
Esta atividade decorre no âmbito do PNL / 2º ciclo e será continuada mensalmente pelas respetivas turmas.
A Biblioteca promove a aquisição de competências em literacia da informação, digital e tecnológica, também, ao pré-escolar da IPSS local.
As crianças manifestam o seu apreço...
Sem comentários:
Enviar um comentário